A ditadura ontem e hoje. O autoritarismo que ainda está em nós – Por Grayce Falcão

Em toda a história do Brasil foram várias as ocasiões em que houve golpes de Estado e tentativas de golpes. Mas, o que isso significa? Dar um golpe, é tirar do governo quem foi eleito democraticamente, votado pelo povo, para colocar pessoas utilizando o uso da força política/exército, da ameaça e do autoritarismo.

Entre 1946 e 1964 o Brasil vinha passando por um período democrático, com eleições em todas as esferas governamentais. Além disso, parte da população estava cada vez mais politizada participando de greves, passeatas, movimentos sociais, cooperativas, clubes de mães, associações comunitárias e pastorais da igreja católica. A promessa que haveria reformas profundas em nosso país, trazia esperança para milhões de pessoas, porém amedrontava outras, que temiam perder terras e privilégios organizado por políticos que visavam seus próprios interesses, forças armadas, parte da igreja católica e investimento norte-americano. O presidente João Goulart, eleito pelo povo foi deposto do seu cargo, e a partir daí, o país passou a ser governado por um grupo de militares que se revezavam no poder.

Com o Golpe Civil-Militar de 1964 a censura foi instaurada em todos os meios de comunicação do país, principalmente naqueles considerados de esquerda. Mais de 4.680 políticos eleitos pelo povo, tinham seus mandatos cassados. Milhares de servidores públicos foram sumariamente aposentados, por não apoiar o novo governo. Sindicatos foram fechados. Muitos dos seus líderes foram presos, torturados e mortos, assim como  jovens que participaram do movimento estudantil e jornalistas cujos vínculos não se alinhavam ao novo governo.

O congresso nacional foi fechado e não haviam mais eleições. A polícia foi legalmente autorizada a invadir domicílios e prender pessoas sem mandato. A mídia não podia noticiar esses atos e o país mergulhava nesse clima de terror. Mais de dez mil pessoas foram embora do Brasil para preservarem suas vidas. Os que resistiram, foram presos, torturados e mortos. Ainda hoje, centenas de famílias procuram por seus entes queridos desaparecidos.

Imagens da Ditadura Militar