Professores protestam pela falta de climatização no EREMPAM, em São Lourenço da Mata

Trabalhadores em educação (professores, administrativos e analistas) protestaram na tarde da quinta-feira, 21 de março, em frente a Escola de Referência em Ensino Médio Integral Professor Agamenon Magalhães – EREMPAM, localizada em São Lourenço da Mata, após uma denúncia grave vim à tona, revelando condições insalubres de trabalho em salas de aula sem climatização e uma sensação térmica de mais de 40º C. O protesto teve o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

De acordo com a denúncia, as salas de aula da EREMPAM situadas no Pavimento denominado de Esperança (subsolo do prédio) encontra-se com temperaturas aferidas chegando a 34º C às 14h30, com uma sensação térmica de mais de 40º C, tornando as salas em locais de intenso desconforto térmico, ultrapassando em até 42% os limites estabelecidos pelo Ministério do Trabalho.

A diretora de gênero do Sintepe, Camila Silva, criticou o problema enfrentado na escola e revelou que outras escolas também estão com a mesma dificuldade. “Esse problema da EREMPAM é o retrato do que está acontecendo em diversas escolas da Rede Estadual, sem climatização e com essa onda de calor que estamos enfrentando, dificulta demais o trabalho dos profissionais e a aprendizagem dos alunos. Isso não é um problema da gestão da escola, isso é um problema da Secretaria de Educação que precisa resolver essa situação o mais rápido possível”, explicou.

Protesto em São Lourenço da Mata. Foto: Divulgação

As consequências dessas condições não são apenas físicas, mas também afetam o desempenho acadêmico. Estudantes relatam dificuldade de concentração, enquanto os professores enfrentam mal-estar e tonturas, em razão das altas temperaturas. Essa situação vai de encontro ao que preconiza o Estatuto do Magistério, que determina condições adequadas de trabalho para os educadores.

A diretora do Sintepe, Márcia Silva, reivindicou o direito dos professores e estudantes de um espaço decente para o aprendizado. “É preciso que o Governo do Estado tenha respeito pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação, pelos alunos e alunas e por todos que fazem a Rede Estadual de Educação”, afirmou.

A representante setorial do Sintepe, Janaína Silva, afirmou que a mobilização dos professores com o Sindicato já rendeu resultados. A Gerência Regional afirmou que vai fazer o envio de todos os ar-condicionados necessários para o pleno funcionamento das salas de aula de forma gradual. Sindicato e professores vão monitorar a instalação das máquinas, exigindo que o problema seja solucionado o mais breve possível e em 100% das salas. O diretor do Sintepe Ivan Rui e o representante setorial Thiago Costa também participaram das articulações.

O Sintepe seguirá denunciando os problemas das escolas da Rede Estadual e cobrando soluções urgentes do Governo do Estado para que problemas como a climatização e a qualidade da merenda sejam sanados.