No 8 de março, a educação irá às ruas pelo Piso na Carreira

O Dia 8 de Março é um marco na luta das mulheres há mais de 100 anos. Durante toda essa jornada, as mulheres lutaram, sangraram e deram suas vidas pelo direito ao trabalho digno, pela igualdade de gênero e contra todos os tipos de violência.

Muito se conquistou, mas ainda há enormes desafios que o patriarcado, o racismo e o capitalismo impõem às mulheres. Na segunda década do século XXI, ainda somos minoria nos cargos públicos e de poder, mesmo representando mais da metade da população. Ainda hoje, o machismo violenta e mata mulheres e meninas. O Estado de Pernambuco apresenta alto índice de feminicídio, transfeminicídio e violência sexual. Portanto, contra o racismo, o patriarcado e o fascismo, estaremos nas ruas!

No âmbito da educação, é de fundamental importância que as trabalhadoras em educação participem da luta do Sintepe em torno da pauta de reivindicações e da Campanha Salarial Educacional 2023, já que são a maioria nas escolas e locais de trabalho. Este 8 de Março será um marco pela luta do Piso, da Carreira e em favor da educação e da valorização profissional.

O Sintepe está na pressão pela implantação imediata do índice de 14,95% do Piso Nacional Salarial do Magistério na carreira de toda a categoria, como ocorreu no ano passado. Temos uma extensa agenda de mobilizações que vão movimentar o mês de março.

No dia 10 de fevereiro, enviamos nossa Pauta de Reivindicações – elaborada pela categoria em Assembleia Geral – ao Governo Estadual. Em diálogo com a Secretária de Educação, Ivaneide Dantas, expusemos de forma objetiva que o Piso Salarial na carreira é um direito garantido em ampla legislação e que essa é uma pauta prioritária do Sindicato.

Na última reunião com o governo, ocorrida para instalação da Mesa Permanente de Negociações, junto com a CUT e outros sindicatos, o Sintepe novamente se posicionou pela repercussão imediata do Piso do Magistério na carreira da educação, assim como por outras pautas advindas da categoria como a convocação dos concursados; recursos para o SASSEPE; homologação do concurso dos analistas e administrativos; agilidade no pagamento remanescentes do Precatório do Fundef e resolução ágil do pagamento da Ação Judicial do IPSEP.

Desde o início do ano estamos trabalhando, na pressão, buscando entendimentos, levantando dados e, principalmente, organizando a luta. Mas essa luta é de todos nós.  Junte-se a ela. Participe de todas as nossas atividades, compartilhe tudo nas redes sociais! Mostre sua voz! Vamos fazer valer nossa luta!