Sintepe realiza ato junto com concursados pela nomeação de professores da rede estadual

O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação segue na luta junto com os concursados da educação para que o Governo do Estado convoque professores e professoras aprovados/as no concurso de 2022. Hoje (31), o Sindicato e a Comissão dos Aprovados realizaram um protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas e foram recebidos pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento da Casa Civil, Rubens Júnior.

A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, a comissão dos aprovados, o deputado estadual João Paulo (PT) e a deputada estadual eleita Dani Portela (PSOL), entregaram um ofício reforçando as recomendações do Ministério Público de Pernambuco, que cobra a convocação e nomeação dos professores aprovados no concurso realizado ano passado.

No total, 2.907 docentes aprovados no concurso, homologado pelo Governo do Estado em dezembro do ano passado, precisam ser convocados o quanto antes. A seleção também aprovou mais de 10 mil professores para o cadastro de reserva. Atualmente, a rede estadual trabalha com mais de 20 mil contratos temporários, número maior que os servidores efetivos na ativa.

“O concurso público é uma reivindicação permanente. O número de contratos temporários é muito alto, é uma burla à Constituição”, declarou a presidente do Sintepe, Ivete Caetano. A rede estadual tem 18 mil professores efetivos.

Na reunião, o secretário argumentou que o motivo da demora na convocação é “jurídico”, pois segundo ele, o concurso está “sub judice”, por questionamentos relacionados à prova de título. A presidente do Sintepe lembrou que o último concurso da rede também sofreu esse tipo de questionamento, o que não impediu a nomeação dos aprovados.

O Sintepe afirma que a demora na convocação de novos professores efetivos causa incertezas no ano letivo que se inicia na próxima semana e prejudica a aprendizagem dos alunos. “O ideal é que o professor ou a professora comece o ano na mesma turma, não que ele entre no meio do ano”, lembrou a sindicalista.

O secretário-executivo do Governo, Rubens Júnior, comprometeu-se a dar retorno ao Sindicato e para a comissão o mais breve possível sobre todas as demandas apresentadas.

A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, também garantiu que o grupo continuará mobilizado realizando novas reuniões e plenárias. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 1.059 escolas e mais de 560 mil estudantes matriculados.