Conferência de Educação do Sintepe chega a sua 15ª edição com a contribuição de J. Borges

A 15ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe conta com uma colaboração especial. O artista e mestre da xilogravura J. Borges foi o escolhido pela direção do Sindicato para dar vida a identidade visual do evento neste ano. O mestre confeccionou uma matriz exclusiva que estampará todo o material produzido para a conferência, além de um cordel para o Sintepe que será distribuído aos participantes do evento.

A escolha do xilografista e cordelista para esta edição da Conferência, se deu, principalmente, por sua relação com a temática ”Reconstruir o País e a Educação Pública e Popular”. J. Borges tem base sólida na cultura popular e sua história está entrelaçada nas raízes de uma educação que valoriza os saberes do povo para construir uma realidade possível.

”Mesmo sem escola, nunca fiquei sem estudar. Escrevia com carvão em qualquer lugar e lia tudo que via na minha frente. A leitura me serviu muito para a profissão”, relembra o artista no mini documentário produzido para a Conferência, que será exibido durante o evento e disponibilizado nas redes sociais do Sintepe.

Natural de Bezerros, agreste de Pernambuco, o artista iniciou a sua carreira escrevendo cordel aos 21 anos. ”O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina” foi o primeiro cordel escrito pelo artista e teve mais de cinco mil exemplares vendidos em apenas dois meses de circulação.

Sem dinheiro para custear um ilustrador para suas obras, J. Borges colocou a mão na massa e começou a entalhar na madeira a fachada da igreja de Bezerros. Ali foi onde ele fez matrizes para ilustrar os seus próprios cordéis e sob encomenda dos moradores da região.

Foi na década de 1970 que o mestre começou a ganhar o mundo com sua arte. Inicialmente foi descoberto por colecionadores e teve suas gravuras utilizadas na abertura de telenovelas. Nesta época, o artista começou a gravar matrizes maiores, permitindo que suas obras fossem expostas no exterior em 1992.

Aos 86 anos, J. Borges reconhece que sua trajetória de sucesso e reconhecimento internacional foi possível graças à educação que teve durante a vida. ”A educação é quem faz as pessoas desenvolverem tudo que aprendeu em prol de melhorar o país”, ressalta o artista.

Confira aqui os documentos de referência do encontro

Neste ano, a 15° Conferência Estadual de Educação conta com a participação de grandes nomes da educação para levantar um debate sobre o desmonte da educação promovido pelo atual governo federal e as constantes ameaças à nossa democracia. Mas também, o encontro discutirá caminhos para “reconstruir o país e a educação”.

No final da Conferência, os participantes farão a leitura de uma “Carta Compromisso da

Educação de Pernambuco para as Eleições de 2022″. O intuito é buscar o compromisso dos candidatos ao executivo e legislativo com as bandeiras de uma educação pública, referenciada socialmente, gratuita e popular.

Confira a programação completa acessando o nosso site.

QUARTA-FEIRA – 17/08/2022

9h – Credenciamento e check-in

16h – Mesa de Abertura Política

17h – Apresentação Cultural – Grupo Cultural Benza Deusa

18h – Palestra Magna: Reconstruir o País e a Educação Pública e Popular. Palestrante: Professor Carlos Augusto Abicallil

21h – Jantar

QUINTA-FEIRA – 18/08/2022

8h – Apresentação Cultural  – Teatro do Sintepe

9h – Leitura e Aprovação do Regimento da 15ª Conferência Estadual de Educação do Sintepe

10h – Revogação do Novo Ensino Médio e a Luta por uma Educação  Emancipatória.

Palestrantes: Selma Rocha (USP) e Fernando Cássio (UFABC)

12h30 – Almoço

14h – Avaliação do Plano Estadual de Educação com destaque para o Financiamento e a Gestão Democrática. Palestrantes: Márcia Ângela (CE/UFPE), Heleno Araújo (Fórum Nacional Popular de Educação) e Paulo Rubem Santiago (UFPE)

19h – Jantar