Sindicato dos Trabalhadores e das trabalhadoras em Educação de Pernambuco

Nota do Fórum Nacional Popular de Educação

Publicado por CNTE

O Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) – composto por 44 entidades nacionais do campo educacional, vem a público manifestar, mais uma vez, sua posição em favor de que todos os protocolos sanitários e condições objetivas de oferta aos estudantes sejam observados pelas autoridades pelo país afora no processo de retorno presencial às aulas, decisão que requer ação coordenada e intersetorial entre diversas áreas de políticas públicas e, sobretudo, inarredável compromisso com as vidas.

Neste início de 2022 vivenciamos um claro processo de recrudescimento da pandemia de Covid-19 com as consequências da nova cepa, ômicron (mais transmissível) e o retorno de curvas ascendentes de casos e mortes nos primeiros dias do ano, com o país superando as 640 mil mortes totais, um verdadeiro genocídio.

Infelizmente, no contexto da pandemia de Covid-19, ao longo dos sucessivos meses entre 2020 e 2022, prevaleceu o negacionismo do Governo Federal que não assumiu as responsabilidades de coordenação e apoio desde o início da pandemia, tampouco assegurou investimentos financeiros para que a retomada de aulas, em particular, acontecesse de forma segura. Muitas mortes evitáveis se multiplicaram em razão da ação e omissão do Governo de Jair Bolsonaro: ocultou dados, propôs a utilização de medicamento sem evidência científica de efetividade, atacou as universidades federais e governadores, atacou professores e professoras, sugeriu medidas equivocadas de flexibilização do necessário isolamento e distanciamento social, não desenvolveu uma dialogada e efetiva política de testagem da população, negou o multilateralismo e as relações globais de cooperação entre países e, não acelerou e priorizou robustas aquisições de vacinas para a população brasileira e, mais recentemente,  atacou a vacinação infanto-juvenil, não alimentou o site do Ministério da Saúde, dificultando e prejudicando a análise atualizada sobre o impacto da nova variante na população brasileira. Foi, portanto, na contramão de várias das iniciativas fundamentais para a construção de saídas para o cenário atual.

Por pressão da sociedade e do amplo comprometimento, especialmente de pesquisadores/as, cientistas e do conjunto do Sistema Único de Saúde, o país está conseguindo avançar no processo de vacinação, uma das condições mais fundamentais para a retomada da vida com um nível mais razoável de bem-estar.

A comunidade científica, a sociedade do conhecimento e os/as batalhadores em defesa do SUS, trabalhadores/as em educação, enfim, têm, desde o início da pandemia, apontado caminhos para debelar esta crise sanitária aterrante. Entre os quais se incluem o rigoroso controle da transmissão de Covid-19, a vacinação de profissionais da educação, de todos/as estudantes, entre outras iniciativas apontadas pela ciência.

As entidades do FNPE se associam, portanto, integralmente À CIÊNCIA, que ratifica que o caminho para a saída da pandemia e retorno às atividades cotidianas (com preservação da saúde e vidas, em primeiro lugar) segue sendo a restrição de aglomerações, o respeito ao distanciamento físico, a disponibilidade de transporte escolar de qualidade e com proteção contra a Covid, em especial, para os estudantes das escolas do campo, o uso correto de máscaras adequadas, permanente higienização das mãos, a avaliação da situação da pandemia em cada estado, em cada município e em cada escola, a promoção das adaptações nas instituições educativas (no caso da educação básica e superior), com o cumprimento de tantos mais rigorosos protocolos de segurança sanitária, entre tantas outras ações que precisam ser viabilizadas e fiscalizadas.

Tem especial centralidade, assim, A VACINAÇÃO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR E ACADÊMICA. É a vacinação a medida mais capaz de salvar vidas e de impedir a multiplicação de óbitos decorrentes dessa terrível doença. Também por isso, não podemos tornar nossas crianças e jovens mais vulneráveis à propagação da doença e suas vítimas, por isso, precisamos avançar muito mais rapidamente na imunização, que depende de pelo menos duas doses de vacina.

Não defendemos mais sacrifícios à aprendizagem no atual estágio, mas, também, não desejamos que nosso país seja marcado por mais mortes e sequelas decorrentes da doença, da sobrecarga e precarização do trabalho, da degradação das condições de vida de nossa população e do afastamento do convívio nos espaços educativos. Queremos que estudantes voltem a aprender e tenham possibilidade de recuperar o tempo, o conhecimento e a convivência perdidas, mas não queremos mais e mais vidas perdidas, a partir de qualquer retomada. Vidas não podemos recuperar!

Desta forma, as entidades do FNPE seguem defendendo que, na educação:

(1) todas as condições de segurança sanitária e proteção às vidas sejam garantidas, observadas e fiscalizadas (da creche à pós-graduação), e que o Poder Público, notadamente o Governo Federal, assegure as condições objetivas para um processo de ensino aprendizagem com segurança e equidade entre estudantes, higiene absoluta na reabertura de instituições educativas, água potável, saneamento, cuidados com a saúde mental e o bem-estar de todos/as/es, com busca ativa de todas crianças, adolescentes, jovens e adultos que tenham deixado o sistema educacional.

(2) o Governo Federal adquira e distribua vacinas (com muito mais compromisso, celeridade e cooperação com os entes federativos, em esforço intersetorial inclusive) e, decididamente, assegure a todas as crianças e adolescentes imunização completa, como forma de maior proteção de todos/as/es/, estudantes, familiares, profissionais da educação, toda a comunidade escolar e acadêmica.

(3) onde não for possível garantir as condições sanitárias plenas (dada a omissão do Poder Público, não raras vezes) é preciso assegurar as aulas remotas em condições muito superiores às até aqui observadas, com enfrentamento às desigualdades de acesso, apoio e formação aos profissionais da educação, equipamentos adequados, conectividade, avaliações diagnósticas e acompanhamento escolar, entre outras iniciativas. Trata-se de realidade em que se impõe, ainda mais, a responsabilidade acentuada do Governo Federal, e demais governos, no sentido de assegurar tais condições objetivas.

Sempre defendemos um retorno às aulas, de forma segura. Pela garantia dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e adultos estudarem e, sobretudo, em defesa da saúde e das vidas.

16/02/2021
Paulo Freire Vive
FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email
Share on print

Deixe um comentário