Sintepe promove o Seminário de Formação Educacional “a política educacional de Pernambuco: análise crítica e perspectivas”

Nesta quinta-feira (11), o Sindicato promoveu, através da Secretaria para Assuntos Educacionais, o Seminário de Formação “a política educacional de Pernambuco: análise crítica e perspectivas”. A atividade tem o intuito de munir a categoria de informações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Pernambuco contribuindo assim para a formação dos trabalhadores/as em educação na luta contra o “Novo Ensino Médio”. “É com muita alegria que antes dos seis meses de mandato, estamos iniciando um projeto de Formação Educacional que irá se desdobrar em vários momentos, chegando aos núcleos regionais e à base”, comemorou a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano.

Para ministrar o tema, o Sintepe trouxe a professora Dalila Andrade Oliveira  (Gestrado/UFMJ), que tem um amplo currículo com teses, artigos e pesquisas na área da educação. “Essa atividade é importante para  subsidiar a categoria no debate sobre a visão que hoje em dia é empregada na questão do currículo do Ensino Médio. A formação traz esclarecimentos sobre: para que é e para qual modelo de educação está servindo a BNCC? Então essa discussão vai auxiliar nesses debates que estão por vir”, explicou a diretora Marília Cibelli.

Diretora Marília Cibelli e a presidenta Ivete Caetano durante a Formação Educacional

A professora convidada Dalila Andrade Oliveira trabalhou subtemas dentro do tema geral de abordagem da atividade. Para enriquecer a formação de todos e todas presentes neste dia de estudo, ela trouxe textos de Gert Biesta, François Dubet e Anthony Giddens. Após receberem os textos, diretores/as e dirigentes formaram grupos para a leitura de discussão preliminar do material  e ao longo da tarde debateram sobre o tema.

“É preciso confiar no professor, essa confiança, como o Giddens fala, na nossa sociedade funciona como ficha simbólica, moeda de troca. São elas que dão confiança, se essas fichas e moedas começam a perder valor, acontece o que temos visto em um contexto mundial. Temos vivido cenários de desconfiança nos trabalhadores da educação e nas escolas e isso é muito grave”, explica Dalila.

A formação ocorreu no CFL- Sindsprev, no bairro Guabiraba, . O Sintepe reforça que nesse primeiro momento, a formação é voltada para diretores/as e representantes setoriais, mas posteriormente, a atividade será levada para os Núcleos Regionais e para a base.

O Sindicato destaca a participação da presidenta, Ivete Caetano;  das diretoras Marília Cibelli e Lúcia Oliveira da Secretaria para Assuntos Educacionais;  do presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo, e do presidente da CUT/PE, Paulo Rocha.

Confira a galeria da atividade: