Nova diretoria do Sintepe assume em cerimônia especial

A nova diretoria do Sintepe assumiu a gestão do Sindicato em uma belíssima cerimônia, em formato híbrido, realizada na noite desta sexta-feira (16), no Maria Farinha Praia Hotel, em Paulista, município do litoral norte de Pernambuco. A posse contou com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook e, após o encerramento do cerimonial, a cantora Zélia Duncan fez um show virtual em homenagem à categoria, diretamente do Rio de Janeiro (RJ).

“O Sintepe se firmou como sindicato cidadão, que olha para dentro e fora da escola e da categoria”

Por conta da pandemia, apenas a Direção Executiva e o Conselho Fiscal participaram da solenidade de forma presencial, além das equipes técnicas da transmissão e da imprensa do Sindicato.

Presidenta, Ivete Caetano, e o vice-presidente, Ronildo Oliveira. Foto: Theo Holanda

A mesa foi formada pela presidenta, Ivete Caetano, e o vice-presidente, Ronildo Oliveira. Junto com os dois, a honrosa presença do presidente da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Heleno Araújo; do presidente da CUT/PE (Central Única dos Trabalhadores), Paulo Rocha; e da coordenadora da Comissão Eleitoral, Maria do Socorro. Os participantes do auditório permaneceram todos de máscara durante o cerimonial sentados a um metro e meio de distância uns dos outros, como recomenda o protocolo sanitário da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a disseminação da Covid-19.

Ivete Caetano, presidenta do Sintepe. Foto: Theo Holanda

Com cerimonial de Telma Ratta, a gestão “Sintepe na Luta, Autônomo e Independente” tomou posse tendo o objetivo de lutar pelos direitos dos/as trabalhadores/as em educação do estado; professores/as, analistas e administrativos. “É com grande responsabilidade que a gente inicia essa nova gestão. Nos 13 núcleos regionais, nos 15 setoriais e em todos aqueles que falaram, nos apoiaram e nos que estão nos acompanhando agora de casa, existe esperança, luta e compromisso com o sindicalismo autônomo e independente”, destacou Ivete durante o seu discurso de posse.

A presidenta enfatizou também o papel do Sintepe em um compromisso que vai além da categoria e permeia a comunidade escolar como um todo, no exercício da cidadania. “O Sintepe se firmou como sindicato cidadão, que olha para dentro e fora da escola e da categoria. O nosso objeto de luta e trabalho não tem apenas um chão, são vários, porque quando um estudante entra na sala de aula, ele não entra só, ele entra com sua história. Às vezes, ele entra com o pai preso, a mãe alcoólatra e a fome que passou para chegar à escola”, exemplificou Ivete sobre os diversos contextos que podem compor o ambiente escolar entre os estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Ronildo Oliveira, vice-presidente do Sintepe. Foto: Theo Holanda

A nova gestão chega com motivação para representar todas as camadas da categoria na luta por direitos e organização do Sindicato, ficando cada vez mais perto dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. “Nós estamos assumindo, tenha essa concepção, que nós temos dois aspectos que eu acho importante registrar. O primeiro é administrativo/político, que é o interno. O segundo é o desafio da atualização do projeto da organização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, que eu chamo de externo. Desde a fundação do Sintepe, esses pilares funcionam como uma coluna vertebral, mantendo a sustentação administrativa do Sindicato”, analisou o vice-presidente, Ronildo Oliveira, durante o seu discurso.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo dá as boas-vindas a nova gestão do Sintepe. Foto: Theo Holanda

Heleno Araújo, presidente da CNTE e liderança nacional da categoria, saudou a nova diretoria e relembrou a trajetória do Sintepe. “Em homenagem a todas as companheiras e companheiros que passaram pela direção do Sintepe, cada um dos que atuaram e os que estão chegando agora, que estavam na base da nossa categoria, fizeram esse trabalho forte em defesa dos nossos direitos e da atividade da nossa profissão”, afirmou Heleno Araújo.

Presidente da CUT/PE Paulo Rocha discursando na posse da nova diretoria do Sintepe. Foto: Theo Holanda

Liderando a CUT/PE, Paulo Rocha discursou sobre a participação das mulheres nas eleições do Sintepe. “Vocês mostraram muita determinação e clareza do que querem e viram a importância do Sintepe, da CUT e da categoria que é majoritariamente feminina. Sendo majoritariamente feminina, as mulheres têm jornada dupla, tripla e até quádrupla e mesmo assim viram a importância de eleger esta chapa”.

Participação vitual na posse da nova diretoria do sintepe. Foto: Theo Holanda

Participaram virtualmente de suas casas a deputada estadual Teresa Leitão, a codeputada estadual do mandato Juntas Kátia Cunha, o deputado estadual João Paulo, a deputada federal Marília Arraes, o deputado federal Carlos Veras, a professora Carol Leandro, pró-Reitora de Graduação da UFPE e a liderança estudantil Walliphy Martins.

Direção Executiva e o Conselho Fiscal presentes na solenidade. Foto: Theo Holanda

“O Sintepe agradece a equipe jurídica pelo empenho durante o processo eleitoral, no enfrentamento aos diversos obstáculos que surgiram para impossibilitar a realização das eleições. O Sintepe é da categoria, para ela, pelos direitos dela e assim seguirá lutando como fez com a Greve Pela Vida e como faz agora na Campanha Salarial Educacional 2021”, lembrou Ivete Caetano.

“Como diria Paulo Freire: a educação é um ato político!”, lembraram em uníssonos os presentes.

Viva a educação!

Assista a transmissão: