Vem conosco, você é importante. Por Heleno Araújo

Em artigo, o professor Heleno Araújo, presidente da CNTE e diretor do Sintepe, discorre sobre a importância de nossa assembleia geral para deflagrar a Greve em Defesa da Vida. Nossa Assembleia ocorrerá nesta segunda-feira, 5 de outubro, às 14h30, pela Plataforma Zoom. CONFIRA!

Sindicato: associação de indivíduos da mesma classe ou profissão, para a defesa de interesses classistas, profissionais e econômicos.

Sintepe: sindicato que representa as trabalhadoras e os trabalhadores da educação básica pública, efetivos e temporários vinculados a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, ativos e aposentados.

Assembleia: Grupo de pessoas que, possuindo um interesse em comum, se reúne para analisar, discutir e decidir sobre determinados assuntos. A assembleia do Sintepe é convocada pela direção do Sindicato, com ampla divulgação para que chegue ao conhecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores da educação básica pública da rede estadual de ensino. No horário da primeira chamada, para iniciar a assembleia, é preciso ter a presença de mais da metade dos  representados pelo sindicato, que no caso do Sintepe, significa termos 31 mil trabalhadoras e trabalhadores em educação presentes neste momento. Para segunda chamada, que geralmente acontece meia hora depois da primeira, a assembleia poderá acontecer com qualquer número de presentes. Atenção: as trabalhadoras e os trabalhadores da educação básica pública da rede estadual de ensino têm o direito de participar da assembleia da categoria convocada pelo Sintepe, não participar, não exime o profissional ao dever de executar as deliberações da categoria em assembleia.

Deliberação: ação de tomar uma decisão após pensar, analisar e refletir. Com argumentação sobre um assunto polêmico, cujo propósito consiste na resolução de um problema. Na assembleia virtual convocada pela direção do Sintepe para o dia 30 de setembro, às 14h30, pela plataforma zoom, teve como assunto polêmico o retorno das atividades presenciais da Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de resolver o problema de sem infraestrutura adequada dos locais de trabalho, sem o controle do COVID-19, com a existência elevada do número de contaminação e mortes diárias pelo coronavírus, como retornar as atividades presenciais sem a garantia da plena segurança sanitária para o conjunto das Comunidades Escolares? Neste sentido, a assembleia do Sintepe deliberou pela DECRETAÇÃO DE UMA GREVE EM DEFESA DA VIDA.

Trabalhadoras e Trabalhadores da educação básica pública da rede estadual de ensino, não se arrisquem. Não retornem as atividades presenciais antes da conclusão da execução de todas as medidas que garantam a plena segurança sanitárias para toda a comunidade escolar, deste a saída de casa, nos transportes, nos locais de trabalho e no retorno para casa. Sigamos com as nossas atribuições de ensinar e aprender de forma remota, exigindo do governo todas as condições necessárias para execução das atividades e cuidar dos nossos estudantes e suas famílias. O cuidado com o outro é a essência da nossa profissão, logo, não podemos aceitar que atitudes genocidas por partes dos governos venham, além de nos dividir, nos contaminar com o vírus, levando ao risco de perder vidas. VIDAS IMPORTAM! VOCÊ É MUITO IMPORTANTE, ENTÃO, VEM CONOSCO!

Professor Heleno Araújo, presidente da CNTE e diretor do Sintepe