BDE – Bom para Desencantar o Educador

Publicada nos jornais nos dias 31 de julho e 1º de agosto
Indignação e revolta, esses são os sentimentos de centenas e centenas de trabalhadores em educação com relação ao Bônus de Desempenho Educacional (BDE) do governo estadual, pago como prêmio no dia 11 de julho.

O governo usa a política equivocada de premiação com critérios confusos. Escolas com falta de pessoal, sem equipamentos e com material pedagógico incompleto alcançaram 100% das metas.
Outras que fizeram um grande esforço para alcançar as metas impostas pela Secretaria Estadual de Educação nada receberam, causando frustração aos trabalhadores. A educação escolar básica não deve ser tratada desta maneira, pois se trata de um direito humano e universal, logo, os profissionais e estudantes devem ser tratados com respeito e valorização pelos governantes.

Ao receber o salário do mês, foi constatado mais um golpe sobre os profissionais que sofrem no dia-a-dia para atender a população pernambucana. Surgiram descontos exagerados que pegou de surpresa a todos. Os mais desesperados são os que tiveram contracheques zerados ou que receberam alguns centavos. Com o duplo e até triplo desconto no salário do mês de julho, os trabalhadores prejudicados não poderão saldar suas dívidas e principalmente cuidar das necessidades básicas, como alimentação.

A direção do sindicato está com reunião marcada nesta segunda-feira (1), na Secretaria de Administração para resolver mais um problema criado pelo governo. Vamos juntos resistir e rechaçar as políticas educacionais de premiação e de gestão da educação colocada em prática. Essas políticas estimulam a competição, o ranking escolar e os conflitos nos locais de trabalho em detrimento da solidariedade, da avaliação diagnóstica, da prática transparente e democrática da gestão escolar.

Temos que fazer os enfrentamentos nos locais de trabalho. Sabemos como fazer isso de forma coletiva, e ganhar as ruas para protestar. Dia 16 de agosto é dia da mobilização, com paralisação nacional, fiquem atentos para a convocação do SINTEPE. Juntos somos fortes.
Agenda
Assembleia Geral específica de sócios para eleger delegados/as para plenária Estadual da CUT, às 14h no SINTEPE.