Dia do trabalhador é dia de luta

Publicado nos jornais nos dias 1 e 2 de maio
Em 1886 a mobilização dos operários em Chicago, Estados UNidos, em defesa da redução da jornada de trabalhao irritou os patrões e governos. A repressão levou a morte de vários deles. Em 1889, o movimento instituiu o Dia do Trabalhador, orieiro de maio.
Setores da sociedade se referem a esssa data como o dia do trabalho. Retirar esse “r” faz uma profunda diferença, tem a intenção de esconder os motivos que deram causa a instituição dessa data, é querer negar a exploração feita aos trabalhadores daquela época, inclusive crianças, e a alta jornada de trabalho de hoje – o Brasil tem uma das maiores do mundo.
É, ainda, querer escamotear os conflitos de classe que ocorreram e ainda acontecem hoje, por exemplo: o lucro do patrão é a exploração da força de trabalho do empregado.
Muitas lutas travadas naqueles anos continuam na agenda dos trabalhadores, queremos trabalho decente, que as mulheres recebam igual aos homens, que as crianças sejam livres para estudar e brincar e não trabalhar.
Também queremos a redução da jornada de trabalho, sem redução do salário, de 44 para 40 horas semanais, isso propiciaria a criação de dois empregos com carteiras assinadas o que, certamente, deixaria muitos dos nossos estudantes e pais mais tranquilos, produzindo bons efeitos no processo de ensino-aprendizagem.
Para nós, trabalhadores em educação, o Dia do Trabalhador faz parte de um período de luta pela conquista de uma escola pública de boa qualidade. Para alcançá-la, é necessário boas condições d etrabalho, carreira e salários decentes.
É preciso valorização. Ou seja, não cabe tanta escola com problemas de estrutura, falta de professores, ataques ao noso PCC e receber os piores salários do Brasil!
“E vamos à luta… Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita!” – Gonzaguinha
AGENDA
01/05 – Praia do Paiva – Festa da Lavadeira. Atividade em defesa da cultura e direitos populares (o dia todo).
06/05 – Plenária Estadual do sindicato sobre o Sassepe, das 9h às 17h, no Sintepe.
11/05 – Paralisação Nacional da Educação.