História de lutas pela gestão democrática

Publicado nos jornais nos dias 17 e 18 de julho
Fundado a partir da unificação das associações que atuavam na educação pública em Pernambuco, o SINTEPE herdou a luta pela gestão democrática nas escolas. Nos anos 1980, ainda durante a ditadura, a APENOPE reivindicava a questão utilizando o lema: “Diretas Já! De presidente da república a diretor escolar!”
Durante todos esses anos várias lutas foram travadas em defesa da gestão democrática. Sempre tivemos claro que a eleição por si só não democratiazava as relações escolares. Daí a importãncia de se construir um projeto pedagógico qe envolva o conjunto da escola e a necessidade de afirmar o conselho escolher, com composição paritáriae envolvendo todos os segmentos, os quais soberanamente elejam seus representantes.

Frutos dessas lutas, hoje temos o conselho escolar, instituído através de lei estadual, e as eleições para diretores implantadas por decretos. O Governo Jarbas instituiu o processo eleitoral equivocadamente submetido a uma prova escrita e os decretos do Governo Eduardo também de forma equivocada prorrogou os mandatos.
Eleições para diretores escolares é um tema constantemente debatido nos locais de trabalho e em todas as instãncias do sindicato, estando com frequência presente nas nossas pautas de reivindicações, inclusive na de 2011.
Portanto, foi importante o governo anunciar que irá reabrir o processo de eleição.
Porém, a forma como divulgou transparece não querer conseiderar as falas e o acúmulo dos que têm os pés nas escolas, sejam trabalhadores em educação, alunos ou pais. Assim, devemos ficar atentos, pois a escola pela qual lutamos será uma conquista nossa.

Bom retorno às escolas!
Após um recesso merecido – 30% dos professores são acometidos da Síndrome de Burnout -, esta semana nos encontraremos nos locais de trabalho. O SINTEPE deseja a todos e todas um bom retorno, saúde e disposição para conquistarmos a valorização profissional que precisamos.