UM SINDICATO DE LUTAS!

Fundado no dia 26 de março de 1990, o Sintepe, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, é uma instituição que vem representando desde a sua fundação os(as) trabalhadores(as) em educação no Estado de Pernambuco, categoria composta por professores(as), orientadores(as), supervisores(as), técnicos(as), e todos os profissionais administrativos que atuam na Secretaria de Educação da Rede Pública Estadual.

O Sintepe também é filiado a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A instituição tem sede própria, localizada na Rua General José Semeão, Recife, inaugurada em 27 de outubro de 1994, porém, seus trabalhos tiveram início na Rua do Príncipe, ambas no bairro de Santo Amaro. O Sintepe conta com 13 subsedes regionais, espalhadas no estado: Regional Mata Centro (Vitória de Santo Antão), Regional Mata Sul (Palmares), Regional Mata Norte (Nazaré da Mata), Regional Litoral Sul (Barreiros), Regional Vale do Capibaribe (Limoeiro), Regional Agreste Setentrional (Caruaru), Regional Agreste Meridional (Garanhuns), Regional Sertão do Moxotó Ipanema (Arcoverde), Regional Sertão do Araripe (Araripina), Regional Sertão Médio São Francisco (Petrolina), nestes faz a atuação representativa da rede estadual.

No mês de inauguração da associação, houve um Congresso de Unificação, onde a APENOPE, que representava os(as) professores(as) na época, a AOEPE, os(as) orientadores(as) educacionais, a ASSUEPE, que atuou em favor dos(as) supervisores(as) e a Coordenação dos Servidores Administrativos, representando os(as) funcionários(as) das escolas, resolvem fundar o Sintepe. Toda esta mobilização surge em meio a uma grande greve, e que posteriormente só veio comprovar a capacidade de ampliação e fortalecimento do poder de pressão, mobilização e conquistas para a categoria.

Tudo isto, pautando-se numa percepção de classes engajadas nas batalhas mais densas da sociedade pernambucana, tendo como mote o comprometimento com as bandeiras levantadas e defendidas pelo CNTE e CUT.

A união entre as instituições: APENOPE (Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco), AOEPE (Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco), ASSUEPE (Associação dos Supervisores do Estado de Pernambuco) e da comissão representativa dos funcionários é o que dá origem a formação do Sintepe.

Objetivando fortalecer a luta dos(as) trabalhadores(as) em educação no Estado, defendendo e ampliando as reivindicações para além do piso salarial, o Sintepe sempre levantou e defendeu a bandeira, como uma de suas principais causas, o direito por uma escola pública de qualidade, sendo esta uma ferramenta indispensável na construção de uma coletividade mais justa e igualitária.

O Sintepe nasceu em meio às discussões nacional que havia na época sobre a organização dos(as) trabalhadores(as) em educação no país. Dentre as muitas bandeiras defendidas pelo sindicato uma em especial era a aquisição do Plano de Cargos e Carreira.

Contudo, o Sintepe sempre esteve atuante e assim permanecerá no que diz respeito à valorização de todo e qualquer profissional da educação de Pernambuco. Obtendo importantes resultados, no decorrer de sua trajetória na luta pelos direitos estabelecidos na lei aos educadores(as) do Estado.